11 de agosto de 2010

CÍRIO DE NAZARÉ: TRADIÇÃO E DEVOÇÃO LUZIENSE!

E eu recebi das mãos do padre Elias o cartaz da divulgação do Círio de Santa Luzia que acontece, já tradicionalmente, no segundo domingo do mês de setembro na cidade Morena.


Em Santa Luzia do Pará foi o pároco Elias que incentivou e organizou a procissão que homenageia a Virgem de Nazaré com a realização do Círio.

A ideia ganhou tanto apoio que hoje, em seu terceiro ano, o Círio em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré já está sendo comparado em proporção com a procissão do mês de dezembro, em homenagem à padroeira da cidade – que perdeu o status de círio, segundo o padre, por conta da diocese que só considera a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré um verdadeiro Círio.


O mais novo círio do 47 foi idealizado em 2006 por um grupo de dirigentes e colaboradores da paróquia e hoje já reúne uma milhar de fieis na caminhada que acontece no segundo domingo de setembro nas ruas e bairros da cidade.

A imagem da santa peregrina já está “passeando” nos lares luzienses e confirma a demonstração da religiosidade do povo de Santa Luzia que jê é religioso por tradição. A festa religiosa é considerada uma das mais importantes do calendário religiosos e acontece pela terceira vez com fins de arrecadação para a construção – o término das Brás da igreja de Nossa senhora, ali pertinho da escola João Gomes.


Segundo o padre Elias, além da demonstração de fé, a população comemora o círio em prol da própria paróquia nazarena pois o lucro gerado pela festividade, que culmina com o Círio, será destinado para a cobertura da igreja, estimada num valor de 65 mil, dos quais um empresário aqui da capital vai patrocinar metade e o restante será parcelado pela diocese que continuará com suas programações e custeará a finalização dos detalhes da igreja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dia 21 de agosto do corrente ano, o Deputado Adamor Aires estará entregando ao Pe. Elias, a quantia de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais), arrecadados em Livro de Ouro,entre seus colegas na Assembléia Legislativa, a serem destinados como colaboração à construção da referida Igreja.