5 de julho de 2010

TRADIÇÃO JUNINA ENTRE AS MELHORES DO ESTADO!

E eu estive neste sábado, dia 03, na praça Waldemar Henrique para a premiação do concurso Junino promovido pela prefeitura de Belém e organizado pela FUMBEL. O motivo da minha visita foi a classificação da quadrilha Tradição Junina de Santa Luzia entre as dez melhores do grupo B aqui na capital.


A apuração do Concursos do 'Arraial de Belém – Em Toda Parte, Pra Toda Gente' foi realizada na quarta-feira (30), com a contagem dos votos das quadrilhas juninas mirins, e seguiu em programação até a quinta-feira, 1º de julho, quando aconteceu a apuração da fase final do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, Grupos “A” e “B”, e ainda, do Concurso de Misses.

A apuração do Arraial de Belém, na praça Waldemar Henrique, aclamou as dez melhores quadrilhas juninas dos grupos A e B, e as Misses Caipira, Simpatia e Mulata Cheirosa da quadra junina. A festa de Premiação das campeãs aconteceu no sábado, 3, e eu estive lá pra conferir.


A Quadrilha Junina Sedução Ranchista, do bairro do Jurunas, foi o grupo que mais ganhou títulos: 1º lugar no Concurso de Miss Caipira, 1º lugar no Concurso de Miss Simpatia e entre as 10 Melhores Quadrilhas Juninas do Grupo A.

A quadrilha junina Sedução Ranchista se apresentou no Arraial de Belém com o tema “Verde Ver-o-Peso”. Misses, quadrilheiros e a música (especialmente feita para as competições deste ano) remetiam jurados e público ao cotidiano de um dos mais bonitos cartões postais da capital paraense. “A quadrilha estava temática, nossa Miss Caipira simbolizava a exportação dos produtos regionais; a Miss Simpatia era o mercado em sua essência”, explicou a diretora. Um tema muito parecido com aquele defendido pela Tradição Junina de nossa cidade: o artesanato paraense. A confecção das fantasias inclusive defenderam a mesma temática, mas as roupas da quadrilha belenense ganhou pelo glamour dos adereços e acessórios.


A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realizou no próximo sábado, 3, a Festa de Premiação com a apresentação das ganhadoras e a entrega de títulos, faixas e troféus numa festa que eu, particularmente, tenho muitas críticas a fazer:

Primeiro a falta de respeito com os brincantes que ficaram por ali pela praça espalhados sem um lugar especifico para trocarem asa roupas e sem qualquer tipo de aparato material para os brincantes.

Segundo a desorganização do espaço que além de muito sujo, foi arranjado às pressas dando um ar de lixão geral e bagunça total.

Terceiro, a falta de segurança que possibilitou incidentes indesejáveis como furtos e roubos, assaltos e ameaças.

Conversei com um dos vendedores que ganhou um espaço na praça para fazer a venda de bebidas e comidas típicas e ele me disse que a falta de organização e segurança gerou prejuízos ao informais. Brigas e arrastões foram constantes e isso afastou o público da praça e das apresentações.


Falo por mim que cheguei à Praça às 8 horas e a programação mirim nem havia começado sendo que o horário divulgado era às 18 horas. Um absurdo, porque de perto e de longe se viam crianças exaustas sem condições para a animação exigida pela quadrilha.

Quis ficar para ver a tradição Junina e conversar com o amigo Dinho mas não consegui. O Lugar estava muito agitado e bagunçado, pouca gente aguardava as apresentações e a diretoria não sabia da nenhum tipo de informações. Sai de lá e procurei notícias no portal da prefeitura de Belém para fazer esse texto.

UMA VERGONHA, né, excelentíssimo prefeito, DUCIOMAR COSTA!?!

Mas valeu, valeu pela colocação da tradição. Valeu pelo esforço dos brincantes e o apoio dos patrocinadores que, claro foram fundamentais, para a concretização de um sonho.


Aos participantes da quadrilha, fica aqui os meus parabéns, pela ousadia pela coragem e pela determinação. Quem sabe agora aqueles que não apóia a cultura luziense não pensem duas vezes antes de recusar ajuda ao meninos e meninas apoiados pelo programa difundido e realizado pelo Dinho Oliveira.

Confira os resultados:

Miss Caipira Adulta

1º lugar – Yuli Rodrigues (Sedução Ranchista - Jurunas);
2º lugar – Priscila Magno (Revelação Barcarenense – Barcarena);
3º lugar – Ana Gabriele Mota (Os Matutos – São Braz).

Miss Simpatia Adulta

1º lugar – Beatriz Barbosa (Sedução Ranchista – Jurunas);
2º lugar – Letícia Silva (Caboclos do Caeté – Bragança);
3º lugar – Geriane Brito (Imperatriz Junino – Icoaraci).

Miss Mulata Cheirosa Adulta

1º lugar – Fabíola Modesto (Os Matutos – São Braz);
2º lugar – Amanda Jatene (Folclórica Igara – Igarapé-Açu);
3º lugar – Larissa Conceição (Brasileirinha – Icoaraci).

As 10 Melhores Quadrilhas Juninas do Grupo A (ordem alfabética)

Buscapé (Castanheira)
Encanto da Juventude (Guamá)
Forró Sanfonado (Ananindeua)
Fusão Junina (Vigia)
Paraíso Junino (Val-de-Cans)
Rainha da Juventude (Cremação)
Roceiros da Barão (Guamá)
Sedução Ranchista (Jurunas)
Sensação Cabra da Peste (Ananindeua)
Tradição Junina (Bengui)

As 10 Melhores Quadrilhas Juninas do Grupo B (ordem alfabética)

Caipiras do Sal (Salinas)
Explosão do Marajó (Curralinho)
Folclórica Igara (Igarapé-Açu)
Furacão Junina (Outeiro)
Impacto Junino (Icoaraci)
Pai D’égua no Arraiá (Marambaia)
Roceiro da Juventude (Marituba)
Roceiros do Papa Mingau (Salinas)
Roceiros do Sal (Salinas)
Tradição Junina (Santa Luzia do Pará)


TRADIÇÃO JUNINA: CULTURA E ARTE LUZIENSE RESGATANDO A HISTÓRIA DAS GRANDES VITÓRIAS JUNINAS. PARABÉNS!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto: Joana Vieira
Asessoria de imprensa: Vanda Duarte - Ascom Fumbel
Fotos: Joana Vieira e Alessandra Serrão

Nenhum comentário: