26 de agosto de 2010

SANTA LUZIA, ONDE FICA?

Há dia que eu havia pensado em escrever este post. É que eu sempre me irrito quando convido alguém pra conhecer a minha cidade e a pessoa diz: “Santa Luzia? Ah, sim, conheço, fica bem pertinho de Salinas, né?!” ou então: “O 47? Sei, fica perto do 48 na Belém-Brasília ali em Mãe do Rio!!!”.


Ramificação da BR 316 com a PA 324 - um problema para quem quer chegar a Santa Luzia do Pará.

É de entristecer qualquer coração luziense quando as pessoas desconhecem a localização de nossa cidade, uma cidade tão visível e tão bonita, esquecida do mapa da cabeça dos que andam pelo nosso estado.


No destaque, a ramificação dos caminhos que levam a diferentes Santas Luzias - uma em Salinas, outra na BR 316 - a nossa.


Santa Luzia - cidade de nome homônimo ao nosso mas que fica localizado num caminho bem diferente do nosso - referência: PA 324.


Olha a placa de sinalização da cidade deles - falta a nossa. Vamos ver se resolvemos!

Pior ainda é acontecer o que aconteceu comigo e outros conterrâneos.

EXEMPLO: Dia do lançamento do meu livro, meus chefes aqui de Belém, do Impacto, foram convidados por mim para prestigiar a minha festa e se perderam na BR e foram bater em Santa Luzia,na PA 324, em Salinas. UM DESESPERO TOTAL!!!!

Uma viagem de pouco mais de duas horas teve seu percurso estendido para mais de trezentos quilômetros – eles chegaram no 47 às oito da noite, sendo que saíram de Belém, às 12 horas, no almoço! UMA PENA!!!A pessoa perde até o ânimo - e todo o tanque de gasolina!!!

No carnaval, eu tive que socorrer umas amigas que também passaram por isso na tentativa de chegar à nossa cidade. Foi horrível e elas até desistiram de passar o carnaval comigo em Santa Luzia. Tudo porque ficaram perdidas à noite, num ramal da PA próximo à Timboteua e perderam a alegria.

Amigos da Eulália e da Help já se perderam na estrada e não conseguiram chegar para a Festa das Flores, comemoração de aniversário e até a nossa dentista, na época do governo Nato, me disse que ficou perdida e passou dias sem trabalhar porque não achava a cidade.

Tudo isso porque, quando as pessoas vêm pela BR 316, ao longo de Santa Maria, não há nada, nenhuma placa, nenhum letreiro que identifique aos motoristas o caminho certo e, na tentativa de não se perder, os desavisados perguntam, diante do trevo, pra onde fica Santa Luzia e todas respondem dando o endereço da cidadezinha luziense que fica na estrada de Salinópolis. Assim, mano é perda total...caminhos contrários e cidades diferentes...Já pensou o desespero?!


Na hora de ensinar aos amigos, nada de mandá-los seguir sempre em linha reta, esse é o problema!


A rodovia é cortada pela PA e é preciso lembrar - se seguir direto vai dar em Salinas.

E no caso da confusão com 47 que usamos para substituir Santa Luzia e as pessoas confundem com o 47 da cidade de Mãe do Rio, vamos combinar que é só evitar denominar a cidade assim quando for ensinar o endereço a alguém que a confusão acaba!


Mãe do Rio - Km 47 e 48, mas da Belém-Brasília, cuidado!


Santa Luzia do Pará - Km 46, 47 e 8, mas da Pará-Maranhão, a BR 316.

Essa situação já está tão insuportável que eu já fui até a Polícia Rodoviária para pedir que sinalizem direito o caminho para Santa Luzia do Pará,mas os guardas de plantão me disseram que as placas e sinalizações devem ser solicitadas pelas autoridades e por isso o meu APELO: Para que algum vereador, secretário ou mesmo o prefeito possa resolver esse assunto urgente para que não percamos visitantes para outras cidades.

Vamos combinar que, um turista perdido em Salinas, depois que ver aquele mar, não vai querer da a macha-ré e voltar pra tomar banho no Curí, né?!!!

É UM CASO A SE PENSAR!!!REFLITAM SOBRE ISSO!

E por aqui, eu vou fazendo a minha parte. Aos que querem conhecer ou visitar a cidade de Santa Luzia do Pará, a minha cidade Morena, abaixo estão os mapas para que não haja nenhuma surpresa no caminho. Santa Luzia fica próximo de Capanema - 47 km - e está localizada às margens da BR 316. Não tem erro!


AGORA, cuidado pra não passar direto e bater em Santa Luzia do Paruá, no Maranhão, pelo amor de Deus!!!!! KKKKKKKK!!!

2 comentários:

Dinho Oliveira disse...

Querida Júnia, Além de engraçada, a matéria é muito válida. Com cuidado falo assim sobre a localização de nossa querida Sta Luzia do Pará: - Fica na BR 316 no sentido Belém/São Luiz, 47 Km após Capanema. Não tem erro!
Abraços

FLAMEL disse...

Minha querida professora Júnia,aquela Santa Luzia que fica perto de Salinas, não é CIDADE, é um distrito de São João de Pirabas. Valeu pela dica, vou falar com uns amigos que trabalham nesta área, e farei tudo para que seja colocadas placas orientando todos que queira visitar Sta Luzia do Pará. um xeiro