Não fui à Praça este fim de semana porque escolhi Salinas para um descanso depois da tantos dias de trabalho e tarefas, mas estive por lá semana passada e vi que o período de eleições tem mudado a rotina matinal dos domingos na feira do artesanato.
Domingo é dia de praça, acordar cedo e tomar aquele café meio papa-chibé: suco com unha de caranguejo.
Homem Estátua - tentando, em vão, chamar a atenção dos visitantes,mas o barulho do carro som, tornou a sua performance de domingo imperceptível.
O movimento é grande em qualquer época do ano,mas em tempos de ida às urnas a quantidade de pessoas aumenta consideravelmente e a sujeira também, o barulho também e a panfletagem nem se fala.
Sempre que chego à República tomo café no mesmo ponto – há mais de quatro anos – e no inicio da manhã era sempre tudo muito tranqüilo, exceto e dia de Arraial do Pavulagem, porém, domingo passado, o negócio estava pra lá de movimentado!MOTIVO?A visita ilustre dos mais diversos partidos e candidatos em busca de um eleitor e de muitos, muitos votos!
Na agonia das campanhas eu aproveitei para bater um papo rápido com a Élida Braz, personagem de um dos escândalos envolvendo o nome da governadora do estado Ana Julia Carepa quando da sua nomeação como assessora especial no gabinete da governadora no Pará. Os jornais e sites de todo o país atiraram: “Governadora do Pará contrata ex-stripper como assessora de gabinete”. Isso porque Élida, além de DJ de música eletrônica, atriz e ecologista é famosa também por fazer cenas eróticas com cobras, usar pouca roupa.
O decreto de Ana Júlia – que já empregara uma manicure e uma esteticista na mesma função, ambas exoneradas por causa da repercussão das nomeações- deu o que falar e a atriz – ou ex atriz pornô ganhou a capa e as manchetes de revistas no país.
Élida é casada com Kaveira, 49, e os dois são filiados ao PV há 11 anos e casados há 17. Eles causaram polêmica por anos com a boate Mystical, um “teatro dance”, segundo ele, onde “atores faziam espetáculos de diversos fetiches” sexuais.
E eu conversei também com o seu marido, André Lobato, o Kaveira – político, promotor cultural, “artista multimídia” e, como ela, ecologista.
Kaveira é candidato a deputado estadual pelo partido de Marina silva e estava por lá fazendo campanha e divulgando as suas propostas.
Uma figura pública e POLÊMICA e que já se disse arrependido de ter usado o slogan “Quem fuma e quem cheira vota no Kaveira” numa campanha a vereador.
André Kaveira é um candidato pouco ortodoxo. Representou o Brasil na COP 15 na discussão sobre o futuro do planeta. Seu currículo profissional não é menos variado. Kaveira é advogado, bacharel em geografia e ator.
Turistas na maior diversão com as mascotes da turma do caveira - UMA PIADA!
Na época da nomeação da esposa para a assessoria ele foi o motivo, segundo a mídia, pela exoneração da amada porque teria ficado preocupado com a repercussão negativa da nomeação.
Élida Braz, a "quase" assessora ganhou repercussão nacional em diversos sites de grandes jornais que classificaram a DJ como "ex-stripper".
A atriz se diz vitima do preconceito, mas há quem diga que a governadora Ana Julia pisou realmente na bola...
E por falar em Ana Julia, a governadora do estado e agora candidata à reeleição também esteve na Praça da república e causou o maior furor...Bandeiras, seguranças, militantes e eleitores se confundiam com gritos e louvores a candidata petista.
Ela passou pelas barracas fazendo filmes para o seu programa eleitoral e conversou com os donos e consumidores da feira do artesanato. Muita gente cercava a governadora e a equipe de segurança estava de olho para não ser pega de surpresa por um engraçadinho qualquer.
Uma estrutura foi montada para garantir a segurança de Ana Julia, mas nada que, sendo professora do Impacto, a gente não possa resolver. Um dos seguranças da governadora foi meu aluno e eu quebrei o bloqueio e falei com ela:
- Ana, sou de Santa Luzia, cidade do prefeito Louro, petista, o que eu você tem bom reservado pra nós caso tenha um segundo mandato?
- oi, meu anjo, camarada Louro sempre vem comigo e eu estou disposta a ajudar muito mais. Se você mora por lá, deve saber que as obras estão sendo concluídas e outras serão feitas se a parceria se prolongar. Peça ao povo que acredite e vote!
- Sou professora, gostaria de dizer que a educação precisa de um olhar mais cuidadoso.
- professora? Da rede pública?
- Não, privada...
- Vamos melhorar, tenha certeza, temos muita coisa pra fazer e vamos fazer...Lembrança pro povo de lá...pra você e pra nossa militância.
Parada para um encantamento da arte feita por um de meus alunos. Um verdadeiro artista que sobrevive das pinturas e desenhos que faz e vende na Praça- MARAVILHOSO!!
Dei uma voltinha por lá e voltei pra casa onde eu poderia encontrar um pouco de tranquilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário