16 de fevereiro de 2010

CARNALUZIENSE: FESTA E MUITA EMOÇÃO!






Estivemos em Santa Luzia este carnaval. Muito bem organizada a festa por lá.É muito bom estar na minha cidade! Vi muita gente e reencontrei velhos e bons amigos da infância. O carnaluziense era uma festa que tinha tudo pra marcar a história dos nossos carnavais mas acabou mais cedo.A morte do Kayo, filho de uma das pessoas mais bem quistas no 47 calou a cidade inteira. Incrível como o povo do interior é solícito com a dor do outro. Impressionante como as pessoas não tiveram mais fôlego pra dançar na folia, depois do ocorrido. Cenas que ficarão na minha memória pra sempre: o bloco calado e os brincantes chorando vestidos com abadás suados com o pula pula da música que agora, ali, se confundia com lágrimas derramadas por pura tristeza. Nenhum lugar é como Santa Luzia que parou o axé pra rezar a ave Maria, que deixou o forró dos namorados agarrados para o segurar da mão em meio a uma oração emocionante que paralisou o corredor da folia. Era domingo, estávamos no primeiro bloco a desfilar nas ruas da cidade, o bloco do Jacaré, fizemos o percurso na maior folia e quando o trio chegou aos seu destino final, a noticia estatizou todos os que estavam por lá. IMPRESSIONANTE. Pessoas choravam em desespero a morte do menino. Amigos aos prantos e abraços comoviam e faziam chorar os bêbados e moradores na porta das casas. INESQUECÍVEL! Estou emocionada até agora. Sem palavras pra descrever o que eu senti ali enquanto observava tudo ao meu redor! Minutos depois alguém subiu no trio pra dar a notícia vinda de Belém pelo pai do menino, o Édno: o filho ainda não havia morrido, sofrera uma parada cardíaca e estava na UTI, desacordado, mas vivo. O POVO todo caiu novamente na folia. EMPOLGADOS, os meninos choravam de felicidade. A banda cantava emocionada e algumas músicas mal saíam direito da voz da vocalista. Um misto de alegria e tristeza invadiu a avenida Castelo Branco e me mostrou um das cenas mais bonitas de solidariedade que alguém pode demonstrar por uma outra pessoa. Fotografei o momento com o coração apertado e cheio de orgulho daquele povo que é meu também. A minha cidade, linda festejando o seu carnaval com a maior emoção que podia. MARCOU esse carnaval de 2010. LINDA demonstração de amor. O Kayo morreu nesta terça-feira, foi o que confirmou a tragédia. Parecia que ele sabia que não podia estragar o carnaval dos seus amigos que lá estavam. Mal sabia ele que depois de confirmada a morte cerebral o povo de lá já não conseguia mais entrar e nem cair na folia.

Deus te abençoe, querido!

Nenhum comentário: