16 de setembro de 2010

AS QUATRO MARAVILHAS DO PARÁ.

Embora esteja maltratada, Belém é uma cidade bonita, não tenha dúvida. Sempre digo que minha Cidade das Mangueiras é igual aquela gata que mora nas baixadas, na periferia: se ganhasse um trato, um banho de loja, carinho, atenção e um bom plano de saúde, virava Miss Brasil. Não tinha pra ninguém.

E sobre a Cidade de Belém há quem sacaneie com a gente na internet. “A gostosona do subúrbio”, como um blogueiro intitulou a cidade das mangueiras tem uma serie de “inimigos” que encarnam com a sua localização, a sua cultura e o seu estereótipo de capital dos jacaré e dos índios. Mas o que mais me chamou a atenção foi o concurso de MARAVILHAS PARAENSES divulgados pela DESCICLOPEDIA, uma página de humor e de muito mau gosto, diga-se de passagem.

Eu faltei morrer de rir e agora repasso as “MARAVILHAS” aqui para que vocês possam votar:

São o que os blogueiros chamam de pontos fracos e que têm ajudado a embarangar a mangueirosa. “MARAVILHAS” que são um atentado à beleza e têm deixado a capital como um canhão, um dragão, um cão do avesso chupando taperebá verde. São cinco as MARAVILHAS do PARÁ, monumentos que contribuem para o enfeiamento do Estado papa chibé. Uma seleção de estátuas grotescas que deixam a nossa cidade só o filé de buniteza.

Veja as selecionadas abaixo:


Estátua da Liberdade da Belém Importados: a réplica mais bisonha do monumento-símbolo dos Estados Unidos, uma obra fincada em plena avenida Pedro Álvares Cabral e que tem na cara uma mistura de pavor e tédio, braços maiores que as pernas, cabeça descomunal e uma mão monstruosa que segura o livro


Monumento do Menino-Deus de Marituba: Se esse é o pequeno primogênito do criador, imagina quando fizerem a estátua do filho do Cape... A estatua é estranha e mais parece uma alegoria de carnaval ou mesmo um brinquedo de parque de diversões que sempre aporta ali embaixo, mas a fofura de cerca de 10 metros de altura é a réplica da pequena imagem do padroeiro da cidade e já teve gente que até chamou a obra de ‘A maldição de Marituba’ .


Cristo Redentor de Castanhal - outra imitação mal feita e nada original e que não merecia espaço numa cidade chamada de Cidade Modelo: ele também é desproporcional, tem pernas e pescoço mais curtos, diferente do famoso primo carioca. Já ouvi gente chamando de 'Cristo Anão'.


E como não poderia deixar de ser, a Maravilha móvel e a única ambulante e, vindo diretamente da Austrália, a mascote da Radiolux: O famoso canguru, que encanta gerações! Eles que passeiam livremente pela cidade e têm a cara de cachorro e corpo de dinossauro, mas juram que é um canguru. Ele é a nossa quarta maravilha: O CANGURU DA RADIOLUX.

KKKKKKKKKKKKKKKKK.UMA PIADA!!!

Genésio, o pai do Menino-Deus de Marituba

O responsável pelo Menino deus de Marituba é o cearense Genésio Gomes Moura. Foi ele também que esculpiu a Estátua da Liberdade da Belém Importados, dois dos “Monstrumentos” da seleção Maravilhas do Pará.


Genésio, o culpado pelo Menino-Deus de Marituba.O escultor talhando a cabeça de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé: estátua gigante na cidade do Rei do Futebol.

Sua primeira encomenda foi encomendada na cidade de Londrina, no Paraná - uma girafa. Daí, não parou mais até fazer a primeira estátua de grande porte ma cidade de Brusque, em Santa Catarina, uma obra de dez metros de altura.


Imagem do Menino-Deus que hoje custaria uns R$ 300 mil.

Todos os trabalhos de Genésio são feitos a partir das encomendas e com modelos servindo de base para fazer a estátuas maiores, criadas com barras de ferro e arame, telas de viveiros de pássaros, muito cimento, além de técnicas de engenharia para manter tudo de pé. Em Belém, ele fez a Estátua da Liberdade sem um modelo, em apenas dois meses. E deu no que deu.

Sobre o Chuck... ops... sobre o Menino Deus de Marituba, ele afirma que tem 16 metros de altura e foi concluída em 1999. Hoje, somando mão de obra e gasto com material, o bonecão consumiria fácil uns R$ 300 mil, avalia o escultor. Ele contou num blog paraense que os possíveis erros na obra são culpa de um auxiliar que, na época, se equivocou nas medições.

'A estátua em si saiu dentro da expectativa. Muitos gostam, outros não...Vai do gosto das pessoas. Só detesto quando os hipócritas condenam no sentido religioso, acredito que o Dr. (prefeito de Marituba, Antônio) Armando não teve a intenção de fazê-la para ser adorada, apenas fez', relata Ceará.

Um dos símbolos de Marituba é a imagem do Menino Deus, que é o padroeiro da cidade celebrado pelos moradores desde 1956 através do Círio do Menino Deus realizado no dia 25 de dezembro, todos os anos. A estátua foi construída no meio da praça da Matriz foi idealizada no primeiro mandato do ex-prefeito da cidade Antonio Armando e, desde lá, o padroeiro de Marituba ficou mais conhecido por todos que passam pela Br-316.

E sobre esta "obra prima", o MENINO DEUS da Cidade de Marituba, dizem que é a cara do prefeito da cidade, Antônio Armando, quando criança – eu não tenho como confirmar a informação, porém podemos fazer um breve comentário sobre a obra para tirarmos a nossa curiosidade.

COMPARANDO...


Na imagem o ex-prefeito de Marituba, Antonio Armando, que mesmo depois de adulto traz sim algumas semelhanças com a estátua.

Nenhum comentário: