16 de setembro de 2010

SOBRE ALGUMAS CURIOSIDADES...

E eu assisti ao programa Fantástico de domingo e na série Me leva Brasil o repórter Maurício Kubrusly fez uma reportagem muito interessante e engraçada – como sempre são a cada domingo- sobre o Mestre Bibi, um artesão da escultura popular. Um veterano na arte de fazer imagens grandes. Grandes, não: imensas enormes!.

É dele a obra de São Francisco das Chagas, fincada em Canindé no Ceará, a 240 quilômetros de Fortaleza. Uma imagem maior que a do Cristo Redentor.


Mestre Bibi faz imagens grandes, enormes há muitos anos, e realizou na cidade o sonho de fazer uma estátua maior do que o Cristo Redentor. Se tirar o pedestal de oito metros do Rio de Janeiro, o São Francisco é 25 centímetros maior do que o Corcovado. Mas ele não gostou nada da mudança que teve que fazer.

O repórter global mostrou também a curiosa história do Santo sem cabeça. Parte de um projeto político abortado, essa cabeça jaz abandonada em uma das ruas da cidade, tendo, o seu interior, servido até de moradia de sem-tetos. Tornou-se um dos pontos turísticos da cidade. O resto da estátua encontra-se erguida no alto de um morro nos arredores da cidade. Incrível!

Perto de Canindé, está Caridade, a cerca de 95 km de Fortaleza, onde a cabeça de uma imagem que seria de Santo Antônio permanece no meio da rua e até invade o jardim de uma casa. O resto da imagem, o corpo, está no alto do morro. Faltou dinheiro para terminar.


Uma estátua de Santo Antônio, conhecido como “casamenteiro”, começou a ser construída na cidade em 1985, pelo artista plástico “Franzé D’aurora”. O senhor Antônio Dozias, que ajudou na construção do monumento, conta que se tratava de um projeto da prefeitura da época: erguer a imagem de Santo Antônio no alto do morro do Serrote. O santo teria 33 metros de altura e abençoaria o município de Caridade e cidades vizinhas.


Como é normal, a estátua foi sendo feita por etapas. Depois de pronto, o corpo do santo foi parar em cima do morro. Já a cabeça…bem a cabeça ficou por último. Ela foi construída separadamente no meio da rua, aliás hoje está situada metade dentro do terreno de seu Antônio (pescoço) e a outra metade (crânio) do lado de fora. Até um muro foi feito no local para não danificar a tal cabeça oca.


O artista que a fez teria encontrado dificuldades para levá-la até o alto do morro. Sem apoio, se aborreceu e a deixou lá mesmo, como forma de protesto.

O atual prefeito de Caridade, Júnior Tavares, diz que existe um novo projeto em fase de conclusão, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Técnicos estão avaliando como reaproveitar o “santo decaptado” e a melhor forma de fazer uma cirurgia de recolocação da cabeça, afinal, como diz a própria população, sem cérebro não tem milagre que faça o santo atender aos pedidos dos devotos.

Achei curioso e decidi ler um pouquinho mais sobre o assunto, OS "MONSTRUMENTOS” e IMAGENS SACRAS GIGANTES espalhadas pelo Brasil.

Li que o São Francisco das Chagas cearense e o Cristo Redentor carioca estão com os dias contados no posto de maior monumento religioso. É que a maior estátua católica do mundo está sendo construída no município de Santa Cruz, a aproximadamente 110 km de Natal. Trata-se da estátua em homenagem a Santa Rita de Cássia, que terá um total de 56 metros de altura, sendo 6 metros de pedestal, 42 metros da Santa e mais 8 metros de resplendor.


A estátua será maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 39 metros, e um pouco menor do que a Estátua da Liberdade, que tem 57 metros.

O principal responsável pelo projeto é o arquiteto, escultor e professor da Universidade Federal da Paraíba Alexandre Azevedo; segundo ele, a estátua será baseada na imagem da Santa que se encontra na Paróquia de Santa Rita de Cássia.

A estátua será um dos componentes do Complexo Turístico e Religioso do Alto de Santa Rita, que contará também com capelas, auditório com capacidade para 200 pessoas, restaurante e lanchonetes, mirante, estacionamento e praça de visitação de romeiros. A estátua ficará no alto de uma colina, o Monte Carmelo.


Os governos de Santa Cruz e do Rio Grande do Norte pretendem tornar a cidade um centro de turismo religioso. Em 11 de outubro o Complexo de Santa Rita foi reconhecido pela Igreja Católica como lugar de peregrinação. O local é visitado por fiéis desde 1919, data em que foi fixada uma Cruz de Inharé, que deu nome à cidade: Santa Cruz do Inharé.

As obras estão bem adiantadas. A previsão da conclusão é para o início de 2010.

Corcovado e o Cristo Redentor

O Morro do Corcovado, tendo em seu topo a imagem do Cristo Redentor, é um dos principais símbolos da cidade. Esse imenso bloco de rocha vertical e aparente, emergindo da mata, dominando tudo a sua volta é, sem dúvida, um dos motivos que fazem do Rio de Janeiro a “Cidade Maravilhosa”.

O surgimento da idéia do Cristo Redentor


A história recente do Corcovado data desde o século XVI, quando os colonizadores portugueses batizaram como montanha do Pináculo ou Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico. No século XVII o monte foi rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova).

O Corcovado fica na Serra da Carioca que faz parte da Floresta da Tijuca (Ty-Yuc – liquido podre, lama, brejo), a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 33 Km2 e nele está a famosa Estátua do Cristo Redentor, uma das imagens mais conhecidas no mundo e cartão postal do Rio de Janeiro e do Brasil.

Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I liderou uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume. 35 anos mais tarde, em 1859 o padre lazarista Pedro Maria Boss encantou-se com a beleza do Corcovado e sugeriu à Princesa Isabel a edificação de um monumento religioso no local.

Um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitou ao presidente Epitácio Pessoa permissão para a edificação da estátua. A pedra fundamental da construção do monumento no morro do Corcovado foi lançada no dia 4 de abril de 1922 e em 1923 foi realizado um concurso de projetos para a construção do monumento ao Cristo Redentor.
A estátua foi feita na França pelo escultor francês Paul Landowski – pois acreditava-se, na época, que profissionais brasileiros não teriam experiência para executar a obra. Antes de a obra ser trabalhada em seu tamanho original, foram preparadas várias maquetes de gesso. As mãos da poetisa Margarida Lopes de serviram de modelo para as do Cristo.


A estátua veio da França para o Brasil em pedaços. Só a cabeça era composta por 50 peças e cada uma das mãos media 3,2 metros de comprimento. Para levar esses objetos gigantes ao alto do Corcovado, foi usado o trem que ligava o morro à parte baixa do Rio de Janeiro, ferrovia existente desde o final do século XIX.


Finalmente, em 1931, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada no dia 12 de outubro. O desenho final do monumento foi de autoria do artista plástico Carlos Oswald e a execução da escultura foi de responsabilidade do estatuário francês Paul Landowski. O monumento ao Cristo Redentor no morro do Corcovado tornou-se a maior escultura art déco do mundo. O evento de inauguração teve a presença do cardeal dom Sebastião Leme, do chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas, e de todo o seu ministério.

E para não dizer que eu esqueci algo, fica aqui registrado a minha lembrança em relação ao novo mirante construído na cidade de Bargança, aqui no Pará, e que ficou lindo, imenso e muito importante para o turismo daquela cidade. TUDO DE BOM PONTO COM!



PARABÉNS ao povo bragantino! BRAGANÇA É UMA CIDADE LINDA!

Nenhum comentário: