26 de setembro de 2010

Waldez e J.Bosco: AQUELE ABRAÇO!

Passando para transcrever a matéria que saiu hoje sobre os prêmios recebidos pelos amigos Waldez e J. Bosco - cartunistas do grupo ORM, dos jornais O Liberal e Amazônia.

Estou feliz com o sucesso dos amigos e dia desses divulguei aqui no blog a notícia sobre essas premiações e hoje, ao abrir o Jornal, percebi que eles foram lembrados por lá, MERECIDAMENTE! Abraços, amores!

COMPETÊNCIA NÃO É PRA QUEM QUER,É PRA QUEM PODE!

O nosso blog está cheio de orgulho....



O humor que vem da notícia

Artistas refinados do traço que alegra as páginas dos jornais são consagrados em várias competições


'Não dependemos de inspiração, mas sim da notícia'. Com esta frase, o cartunista Waldez Duarte, do jornal Amazônia, provou que não basta um simples esboço em um papel feito a lápis 2B com o auxílio de uma borracha e imaginação para construir um bom cartum. É necessário também ficar atento e atualizado o tempo todo às notícias que circulam pelo mundo. Seguindo com a ideia a todo vapor, não é à toa que ele e o colega cartunista João Bosco, do jornal O LIBERAL, adicionam mais uma premiação à coleção. No I Goiânia Humor, de temática livre, realizado nos dias 5 a 12 de setembro, João Bosco conquistou o primeiro lugar na categoria charge com a obra 'Minha casa, minha vida' e Waldez conquistou também o primeiro lugar na categoria cartum com a obra 'Furo na parede'.

A charge de João Bosco retrata uma situação que tornou-se comum no cotidiano do brasileiro. Logo abaixo de placa publicitária de canditatos às eleições, pessoas se instalam nelas, fazendo-as de casa. 'O assunto em pauta para qualquer chargista é a eleição. Nós dizemos que é o prato cheio, o carro chefe. Nessa charge, representei o projeto ‘Minha casa, minha vida’, implantada pelo governo federal', comenta. O trabalho foi feito oficialmente no dia 19 de agosto deste ano e enviado ao concurso no dia 1º de setembro. Com 26 anos de experiência e 22 de trabalho em O LIBERAL, o cartunista já produziu uma média de 50 trabalhos de profissionais liberais, políticos e empresários, que são publicados no blog dele e possui vários prêmios nacionais e internacionais em salões de humor, além de cinco livros editados e trabalhos publicados em revistas nacionais. 'Nada do que fazemos é inventado. A charge é calcada em uma notícia, um fato', garante.

O cartum de Waldez, 'Furo na parede'mostra um homem furando a parede para colocar um quadro, cuja imagem é 'Os retirantes', obra do pintor brasileiro Cândido Portinari. 'O homem que fura a parede acerta um cano de água. Aí está a sacada entre os retirantes do quadro e a água', explica o cartunista. Na época, Waldez estava criando cartuns normais e resolveu abordar o tema da seca. Ele enviou três cartuns e três charges e acabou levando o primeiro lugar por um deles. O cartunista participa de salões de humor desde 1996 e não pretende cortar relações tão cedo. 'Virou um vício. Esse não será o último, já tenho engatilhado mais 10 para o ano que vem', empolga-se. Além do currículo também recheado por premiações, Waldez possui um livro, o 'Querido papai noel'.

(Amazônia Jornal - edição de 26/09/2010)

Nenhum comentário: