27 de setembro de 2010

PARADA GAY: considerações finais.

Diferente da PARADA LÊS também, a PARADA GAY teve manteve a coerência denão misturar tanto os motivos da manifestação com os dos politicos que neste ano de eleição tentam se paroveitar da PARADA para ganhar votos.



No percusso da PARADA pouco se viu de bandeiras politicas misturada com a colorida cor da causa gay. Mas...depois que a caminhada passou a Doca ficou com cor e jeito de comício e a causa também teve cheiro de política. Muitos partidos estiveram por lá fazendo o bandeiraço , na tentativa de concentrar votos.


Desta vez a fiscalização do TRE não permitiu abusos na hora MARCHA HOMOSSEXUAL,mas depois que o povo passou a galera foi atrás e chamou a atenção dos atrasados!Não teve jeito...


INFELIZMENTE, há pessoas – e políticos - que se aproveitam de uma situação para se promoverem usando esse tipo de movimento.E masi triste ainda é saber que muitas organizações se rendem ao assédio de muitos partidos fazendo de uma festa de motivos tão justos e importantes uma manifestação de pedidos transformados em votos e patrocínios.

Os organizadores da 9ª Parada do Orgulho LGBTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Belém pareciam frustrados com os candidatos que garantiram apoio às causas do movimento nas eleições de 2006, mas ignoraram a promessa ao longo do mandato. Por isso, o tema da parada realizada hoje, que reuniu aproximadamente 1 MILHÃO de pessoas teve caráter político, critico e social.

O lema foi uma proposta com intuito de incentivar a crítica aqueles políticos que traíram o movimento gay ou não cumpriram com as promessas de apoiar a causa arco-íris (que defende os direitos dos LGBTS). Nos discursos muito fizeram questão de alertar o público sobre a necessidade de se ter mais atenção na hora de escolher os candidatos para não votar naqueles que não defendem a causa.

Apesar de a 9º edição da Parada do Orgulho LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) ter tido o lema 'Vote Pela Cidadania: Diga Não à Homofobia', não era para o movimento ter considerações tendenciosas para este ou aquele partido político. Podia discutir o assunto sem citar nomes e partidos, talvez por isso uma vaia generalizada ofuscou a voz de um dos palestrantes na hora em que ele citou o nome da atual governadora do estado, Ana Júlia Carepa. A turma lá de baixo não gostou nada nada do discurso e ensaiou uma vaia que calou a voz do locutor.UM MICAÇO...

Sabemos que a coordenação da parada LGBTT pretendia conscientizar a comunidade a votar de forma responsável e, claro, aproveitar o ano eleitoral para chamar a atenção à necessidade de nomear candidatos comprometidos com os direitos da população LGBTT,mas citar o nome de políticos pegou mal e causou uma reação inesperado do público. BEM FEITO!!!

Nenhum comentário: