15 de dezembro de 2010

A PROCISSÃO EM CLIC'S!


Fiquei ali na procissão e entre sorriso e afagos, abraços e lembranças reencontros e estalos fiz algumas fotos – MUITAS e algumas delas marcaram pra mim o que representou o festividade de Santa Luzia.


Prefeito Louro agradecendo ao bispo por ter benzido a nova imagem de santa Luzia posta na Praça da Matriz.


Manto do padre Elias com a imagem da santinha bordada.


Samuel – fiquei morta de emocionada ao vê-lo ali pagando a sua promessa, muito bom ver os amigos realizando sonhos.


Na frente das casas homenagens e festa pra Santa Luzia...


"Existe no céu uma santa, aquem chamamos Luzia..." Nossa padroeira.

Linda imagem da chegada da santa diante do altar a céu aberto...



Padre Elias despistando a multidão e cortando caminho para chegar ao altar e receber a santa para o fim da liturgia...solitário ele se vai ao longe e sob os olhos dos fiéis .


O casal de amigos e sua santinha antes órfã, agora cheia de dengo e carinhos.


Pais e mães com os filhos entregues aos poderes milagrosos da virgem: milagres e fé marcam o coração do povo luziense.


No carro dos anjinhos um menino trajando o manto de Santa Luzia alheio ao pedido dos pais. “Estás vestido assim por quê?”, eu perguntei. “Por que a mamãe gosta da santinha e do Papai do Céu!”, me respondeu ele. “ E você?” “Eu também”.


A imagem da virgem adentrando o caminho de obras e milagres que não cabe a ela realizar. A rua ao lado da escola João Gomes é famosa pelas obras pelos prédios públicos que não foram concluídos. A Santinha passa por ali numa certeza, os fies que a seguem pelo menos devem ter a fé de que a igreja – também em construção logo logo será concluída!


Na frente do Fórum um faixa sinalizando a fé que é preciso para resolver coisas alheias a nossa vã condição de humanos. Ao poder judiciário o dever de fazer o que a santinha tenta pelos pedidos do fieis humanizar: a violência e a impunidade!


Marcio Santos tradição do círio luziense.


Sônia – patrimônio da igreja!


Família completa esperando a passagem da virgem.


Dj Paulinho acostumado com o profano das noites e boates aqui da capital ali feliz da vida comandando a festa religiosa em sua cidade.


Promesseiros de todas as idades rogando fé a nossa padroeira.


A mãe com o filho deficiente ao lado da berlinda da virgem fiel aos desejos de Deus.


Padre Elias conduzindo a multidão...


No meio da multidão de fiéis o prefeito Louro, a esposa e a cúpula petista e logo a frente – separados a também petista e agora presidente da Câmara municipal Lucia Machado e o marido.


O que antes pensava-se ser sólido, hoje demosntra duras certezas de pó...


Um pouco mais à frente o ex-prefeito Nato Costa com esposa que sorridente como sempre – muito linda a Maria, gosto dela.

Primeiros passos, primeiros gestos de fé...


Prefeito Louro na procissão sorridente, já a primeira dama...


Diante de mim um milagre vivo – sob os olhos dos curiosos a pequena menina sorria falando: sou um milagre de Santa Luzia . Isso porque quem esteve na procissão ficou sabendo que essa pequenina Luzia que nasceu cega de um dos olhos e depois de pedir clemência começa a enxergar. Essa garotinha emocionou a todos e confirmou a nós, os leigos que milagres acontecem sim.


Cânticos e gestos marcaram a caminhada de fé do povo santaluziense – como disse o bispo de Bragança. Apesar da quantidade de pessoas a procissão foi rápida e o povo estava feliz com a intercessão da virgem a pedidos e até a milagres.


Maninha num sorriso único...


Colorido das sombrinhas que protegiam os fieis do sol...


O beijo do bispo na menina Luzia – linda imagem.


Prefeito Louro à margem do palco da igreja mas num palco mais alto a sacada da prefeitura.


Na frente da santinha já estacionada na praça para a finalização das bênçãos, uma imagem que me fez chorar: uma senhora humilde se perde no tempo e no espaço numa conversa junto à virgem. As duas pareciam se entender tão bem, ela balançava a cabeça, elevava a mão em direção a santa e durante alguns minutos ficou ali naquela conversa que só as duas conseguiam entender. O que pedia o que agradecia, não sabemos mas pelo jeito tinha fé de que a santinha a ajudaria.


O grupo de padr4es reunidos para a festa de Santa Luzia.


Edinaldo Lucena com a esposa num momento de oração

Nenhum comentário: