19 de março de 2010

Luziense na capital é sinônimo de competência indiscutível!

Passei uma tarde maravilhosa hoje, em visita ao povo de Santa Luzia que trabalha no shopping Iguatemi, o Pátio Belém. Prometi aos leitores do blog que faria uma reportagem sobre as pessoas que saíram do 47 e que trabalham e moram aqui na capital, onde refizeram as suas vidas e ganham o seu pão diário.

Somos um pessoal competente quando o assunto é trabalho. Ninguém de Santa Luzia deixa a desejar nas suas atividades remuneradas e isso ficou provado pra mim hoje depois das visitas que fiz ao Centro de Compras e diversão mais movimentado de Belém. Andei pelos corredores do shopping e por onde parei e fiz a matéria as pessoas que trabalham junto de um luziense confirmam que nós, o povo do 47, somos animados, comunicativos e nota 10 no quesito responsabilidade, tanto que os meninos e meninas que trabalham por aqui estão em postos almejados por muito outros funcionários: a gerência ou sub gerência.

Conversei com fregueses, donos de lojas e grifes, amigos de trabalho e me deu orgulho de ser da mesma cidade que essa gente que veio pra cá, assim como eu, batalhar por dias melhores. Você que está aí no 47, aproveite pra ficar sabendo um pouco mais sobre a vida desses seus amigos que estão por aqui e também pra ver como eles andam e se mudaram muito. Vamos lá:



Quem primeiro me recebeu lá no Pátio Belém foi a Alzenir, esposa do meu amigo Elton, o Eltinho Narcíso. Ela é da Cidapá, território do lendário Quintino, ali próximo do Cachoeira, e foi moradora do 47 durante anos quando o seu pai decidiu comprar uma casa na cidade para que os filhos pudessem terminar os estudos. Essa nossa amiga estudou em Santa Luzia e se formou no Ensino Médio pela Florentina Damasceno, quando o Magistério caiu em declínio e se disse muito feliz em ter estudado naquela escola porque foi lá que, entre uma dança e outra, conheceu o Elton com quem fez planos e resolveu se casar já aqui na Capital. Os dois trabalham no shopping e ela está grávida de oito meses e já está quase de licença para a chegada do bebê. A Alzenir trabalha há sete anos na famosa loja 18K, uma grife de jóias em ouro frequentada pela alta sociedade belenense. Esse foi o seu primeiro e único emprego e, segundo o patrão, será o último também porque a funcionária é bem quista por lá. Perguntei a uma estagiária da loja se ela estava fazendo treinamento pra substituir a futura mamãe durante o período da licença e ela respondeu: “Mas quando, ninguém a substitui, essa moça é insubstituível!”. Fiquei feliz e toda orgulhosa. A Alzenir começou na loja como vendedora, depois passou ao cargo de consultora e hoje é sub gerente da grife tá, meu bem! Um amor essa menina. Parabéns, amiga e sucesso com o teu bebê! Deus abençoe a família.

De lá da 18 quilates fui direto para a M. Officer falar com o Eltinho mas hoje era seu dia de folga e ele não apareceu. Vou ficar devendo!



Segui no mesmo corredor lá no terceiro piso onde ficam as grifes mais chiques do Shopping Center e encontrei com a minha queridíssima amiga Cassiana, a Cacá, filha da Dôra. A Cassiana trabalha há oito anos no Pátio Belém, desde que ele ainda era Iguatemi. Foi vendedora de uma grife de bolsas, a Le Postiche, durante quatro anos e hoje é gerente de uma grife chiquetérrima de roupas, a Gregory, onde trabalha há quatro anos também. A Cacá é a figura de maior responsabilidade da loja, é quem dar conta da administração e quem responde pelos patrões quando ambos estão fora do estado ou do país. Ela comanda uma equipe de 10 vendedoras e se destaca no ramo de vendas. Me disse que adora o que faz mas que pensa em um dia ser patroa, "acho que eu iria gostar da experiência". A Gregory é uma loja famosíssima e a Cacá garante que o importante não é a fama ou o peso da marca e sim o bom desempenho no trabalho. A Cassina morou no 47 a sua infância inteira e praticamente toda a sua juventude, mas já fincou os pés na capital onde tem casa própria e mora com a família. Me confessou que quase não tem tempo de visitar a sua cidade natal - pois nasceu no 47 sendo o parto feito pela dona Raimunda Parteira. “Sou filha de lá, Junia, nasci na casa da dona Raimunda quando ela fazia mais parto que médico, aliás, nem médico tínhamos naquela época!”, disse num sorriso largo e feliz. Um prazer falar contigo, Cacá. Fica com Deus!




Em frente à loja em que a Cassiana trabalha, adentrei, meio que sem graça, a loja da FORUM, nossa, a FORUM dispensa apresentações. Quem não ouviu falar nessa grife famosíssima? Pois é, na FORUM temos dois luzienses que são uma delícia de pessoa: O Márcio (Macito) e sua irmã, a Milenna. Os dois são filhos do ex-prefeito de Ourém e morador famoso de Santa Luzia, o Seu Raul Mota. O Macito e a Milenna trabalham juntos na loja e em horários iguais. Compartilham a profissão, consultores de venda, e as intimidades, pois, segundo eles, sempre rola uma fofoquinha no intervalo de uma venda e outra. O Marcio trabalah na grife há mais tempo, 10 anos, e é o gerente da FORUM Pátio Belém, meu bem. Chique né? A Milenna trabalha em shopping’s há oito anos e meio e está naquela loja há três anos. Entrei no estabelecimento de trabalho deles e a galera que divide espaço com os dois conversou horrores sobre a sacanagem e a alegria que é trabalhar junto dos irmãos. A equipe de lá foi só elogios a esses dois luzienses que desde muito tempo estão na Capital construindo o sonho de uma vida melhor. Adorei reencontrá-los. Nossa, muito bom. Sucesso e sorte, amores. Obrigada pelo carinho e pela recepção dada a minha pessoa!




Descendo pela escada rolante, no segundo piso, encontrei, feliz, as duas pessoas mais divertidas dessa matéria: a Luciana e a Leide Dayane. As duas trabalham na TRITON, uma das grifes mais procuradas pela elevada sociedade, gente de grana e fina. A loja é um luxo e as meninas estavam impecáveis. Conversamos muito e elas são alto astral, um show de sorrisos e bom humor. Arrumadíssimas e numa maquiagem de dar inveja, elas atendem aos fregueses numa educação exemplar. Falei com a gerente que ficou super feliz em me receber e em saber que as meninas estavam sendo reconhecidas e que sairiam no blog que, segundo ela, só incentiva o trabalho das duas ainda mais. A Dayane saiu do 47 há dez anos e há nove trabalha em lojas finas, ela é consultora de vendas e se destaca pelo poder de comunicação e simpatia e já está na loja há três anos e meio. A Luciana chegou há quatro anos na capital depois de ter tentado sucesso em outros lugares fora do Pará. Hoje ela tem um filhote de quatro anos e há um ano e meio trabalha como consultora de vendas na Triton.
Fiquei surpresa quando vi a Leide Day, linda como sempre el
egantérrima como sempre foi também. Dez anos depois e ela continua a mesma. As duas me receberam na maior alegria e eu fiquei super feliz em saber que sou bem vinda. Ficamos um tempo por lá numa conversa de muita saudade e muitas fofocas sobre Santa Luzia.

Um comentário:

LuziBlog disse...

Muito boas matérias Joana, especialmente esta que mostra a compentência de nossa gente! Um abraço