21 de abril de 2010

VIOLÊNCIA: QUEM SERÁ O PRÓXIMO?


Eu havia reclamado dia desses no blog sobre a violência em Santa Luzia. Minha amiga Nega está por aqui por casa desde a segunda-feira e me contou que a situação está mesmo piriquitante, como diz a minha mãe. Eu falei ontem sobre o Farley, o irmão do Fábio e da Simone Costa e lembrei de tantos amigos que já se foram por conta da violência, seja ela doméstica, no trânsito, seja ela por desajustes sociais, econômicos ou, agora, pelo consumo de drogas. Santa Luzia está num caldeirão que pode explodir a qualquer hora por conta do descaso governamental, a irresponsabilidade do poder público e a inadequada ordem policial do município. Os problemas com a crescente violência são inegáveis. Estão visíveis, às claras, de dia, de noite,no Bairro Novo, no Velho, nas escolas, nas ruas.
Todas as pessoas que conheço e com as quais tenho um certo contato, têm me falado do absurdo no qual a cidade está vivendo.

Tenho uma pergunta que deverá ser respondida aos olhos daqueles que estão enxergando as imagens que ilustram essa postagem. QUANTAS PESSOAS AINDA PRECISAM MORRER PARA QUE ALGUÉM TOME UMA PROVIDÊNCIA URGENTE?. Olhando para estes três jovens que a cidade perdeu no auge de suas vidas e num momento totalmente fora do programado, será que não bate assim um pouco de dor em saber que dois deles pelo menos poderiam ter sim a vida poupada se a cidade tivesse uma política digna de segurança pública?!
Conversei com a Nega e ela me disse: "Meu irmão morreu cedo demais!" E foi. FOI MESMO. O Kley tinha filhos pra criar, uma esposa pra cuidar, uma mãe fragilizada, irmãs que só tinham ele de irmão. Como então não bate o bom senso na cabeça de algumas pessoas que PODEM SIM fazer diferente? PRIORIDADE. SEGURANÇA é PRIORIDADE! Antes mesmo que a educação porque sem ela os alunos não chegam à escola. Antes mesmo da merenda escolar porque sem ela hão de faltar bocas na hora do lanche. Antes mesmo que a saúde porque se as pessoas estivessem seguras não haveria tanto caos e tanta procura pelo posto de emergência. SEGURANÇA é PRIORIDADE. UM DIREITO INDISCUTÍVEL! IMEXÍVEL, como diriam muitos.

Os pais não fazem nada, diriam os leigos. Os pais disciplinam. O Estado protege. É preciso proteção porque sem ela outros direitos conservados pela constituição são infringidos: O DE IR E VIR. O DIREITO AO LAZER. O DIREITO DA ESCOLHA. E OUTROS listados pelos artigos da constituição.

Acidentes de trânsito acontecem em 70% por conta da negligência: falta de sinalização nas vias, estradas em péssimas condições e outras somadas pelas imprudências dos próprios motoristas. Mas no caso do Kley é descaso mesmo. PURA IRRESPONSABILIDADE. Gente que só percebe o problema quando ele chega a sua porta e com esses portões gigantescos que eu tenho visto nas suas casas é quase que certo que os atingidos serão mesmos aqueles desprovidos de seus direitos. O RESTO... eles estão protegidos!

Nenhum comentário: