19 de fevereiro de 2010

O PASSADO É UMA PARADA


Estava adentrando o supermercado Formosa quando fui surpreendida por uma dessas promotoras de venda que oferecem a nós doces, provas ,ou ainda, sachês demonstrativos desse ou daquele produto. Pedia que eu provasse as duas novas fragrâncias do Leite de Rosas – fresh e pétalas. Um pequeno kit com duas miniaturas do produto era a doação gentil da indústria, diga-se aqui, brasileira, aos consumidores que por ali passavam quando das compras domésticas. Fiquei com os pequenos frascos nas mãos pensando: “Anos e anos e, depois de tanto tempo, esse frasco ainda é o mesmo! Nossa!”. Quem de nós não se lembra daquele ‘vidrinho’ de plástico cor de rosa com o rótulo e a marca em branco em fontes cafonas com a tampinha de enroscar branca também? Lembrei que, às vezes, abria o vasilhame com a boca porque parecia emperrado. A gente derramava o produto nas axilas que ficavam cheirosas e brancas também. Caramba...Leite de Rosas é muito antigo. O que podemos chamar de desodorante tradicional! Impossível não lembrar. Aí, fiquei pensando, quanta coisa a gente usava na minha época de adolescência lá no 47 e que hoje nem existe mais? Produtos de higiene de todo o ser nascido em Santa Luzia eram aqueles de muito cheiro e de frascos antigos e cafonas: Neutrox, lembram? Condicionador com um perfume que de tão cheiroso enjoava ao estômago. Um dia, enquanto percorria os olhos pelas prateleiras de uma farmácia, um vidro de Neutrox me chamou a atenção. Estava lá, em pé, no meio da prateleira, esquecido, sozinho, porém com toda a sua dignidade:redondinho e alto, com a tampa vermelha, tal qual ele sempre foi durante toda a minha infância. Senti aquele cheiro e instantaneamente lembrei exatamente de tudo: os dias de festa, catecismo e missa, a sensação de morar e viver no interior, o banho de igarapé e chuva e os minutos perdidos amaciando os cabelos com Neutrox. Aquele cheiro está em mim até hoje.naquela época em que condicionador era creme, o neutrox não seria nada sem um perfume mais catastrófico ainda, o cheiro do shampoo que, no 47, gente cheirosa mesmo usava: o Darling! (KKKKK). Inesquecível!!!Pensa num shampoo cheiroso!!!Olha, gente, eu, sinceramente, acho que, naquela época, não havia ninguém fedorento porque com uns produtos desses, não tem combate! Aí, a galera tomava banho com Darling, fazia massagem com neutrox, usava desodorante leite de rosas, o perfume, não havia outro, só o Musk....KKKKKKKKKKKKKK. O passado é realmente uma parada!Muito bom relembrar! E esse pessoal de hoje pagando caríssimo pela Natura ou O Boticário, sem saber que produto bom mesmo era os do nosso tempo. Quando a molecada cheirava a talco barla, lavava o cabelo com lux tradicional que ganhávamos no amigo invisível; os adolescentes cheiravam mais que penteadeira de quenga e as vovós, nossa, essas não saíam de casa sem espirrar no pescoço a colônia alma de flores – aqueles quites que ganhávamos em aniversario (kkkkkkkkkkk). Tempos bons aqueles, pena que não voltam mais! Se eu fechar os olhos consigo até me ver saindo de casa aos chamados do sino para a missa dos jovens toda perfumada com os meus produtos tradicionais usando a roupa e os batons que pedíamos nos catálogos da Avon ou da Hermes (kkkkkkkkkk).Uma piada!

Nenhum comentário: